Todos os benefícios e propriedades da geleia real

Anti-tumor, energizante, anti-inflamatório, adelgaçante: estas são apenas algumas das propriedades benéficas da geleia real.

Geleia real: quantos de nós conhecem este produto com mil propriedades e efeitos benéficos para o nosso corpo? Trata-se de um derivado animal produzido pelas abelhas trabalhadoras, que segregam esta seiva para alimentar o que mais tarde se tornará a abelha rainha. É uma substância rica em proteínas fabricada exclusivamente a partir do pólen e produzida pela sucção das abelhas entre o 5º e o 14º dia da sua vida adulta.

As propriedades e benefícios da geleia real

Geleia real

A produção de geleia real é muito limitada, embora haja obviamente muitos apicultores que a produzem. É precisamente por esta razão, e também devido à dificuldade do processo de extracção, que a geleia real é um produto que não é propriamente barato. Apesar disso, é um verdadeiro investimento porque tem efeitos maravilhosos tanto em termos de estética como em termos do bem-estar do corpo.

Mas porque é que a geleia real é considerada um dos alimentos mais saudáveis do mundo? Este produto natural é essencialmente composto por:

  • Proteína
  • Aminoácidos
  • Açúcares assimiláveis
  • Ácidos gordos saudáveis
  • Minerais
  • Vitaminas
  • Enzimas
  • Neurotransmissores
  • Factores hormonais
  • Factores antibióticos


A partir dos ingredientes, é fácil compreender como a geleia real é uma substância verdadeiramente benéfica: graças às suas propriedades, os efeitos são verdadeiramente notáveis. Em primeiro lugar, é um energizador natural: tomado de manhã, dá-lhe a carga certa para enfrentar o dia, melhorando o seu desempenho físico e mental. Por este motivo, é utilizado pelos estudantes durante as sessões de exame, pelos desportistas, pelas crianças e pelas pessoas idosas.

A geleia real é um excelente alimento para pessoas com deficiências nutricionais. Neste caso, é bom consultar um médico para compreender como tomá-lo, em que quantidades e com que frequência.

É também um vasodilatador natural

Tem um efeito directo na tensão arterial e reduz os níveis de colesterol no sangue, ajudando a prevenir a aterosclerose e as doenças cardiovasculares , como a isquemia cerebral.

A geleia pura, aplicada sobre a pele, é um excelente anti-inflamatório: não só alivia a inflamação, como também ajuda a reduzir a dor.

Além disso, é um método natural: inibe o bisfenol, uma substância tóxica que actua como estrogénio; graças à combinação com antioxidantes e à sua capacidade anti-inflamatória, é um excelente anti-cancerígeno.

A geleia real combate o envelhecimento das células: por esta razão, só é utilizada para alimentar abelhas rainhas, que, portanto, vivem mais tempo do que as abelhas operárias.

Combate as rugas e ajuda a manter a pele saudável e jovem – para não mencionar que a geleia também é excelente para prevenir a queda de cabelo! Por último, mas não menos importante, ajuda a perder peso.

Artigos relacionados: